23 de jul. de 2009

Pensando nos pisos.....

A minha reforma nem começou mais já estou pensando numa maneira de economizar nos pisos afinal são muitos que teremos que trocar.
Noticias do fronte a senhorinha que esta lá no apto nem deu sinal de se mudar o prazo dela já se esgotou em mais de 20 dias, estamos pressionando a corretora para ver se nos passa uma data certa da sua saída.Olha vou falar uma coisa pra vocês não sei o que pior a velha que não sai ou a corretora que não faz nada, um conselho quando for colocar seus imovéis para locação olhem bem a corretora que estão contratando por que no fim a corretora dá mais problema que o inquilino.
Sem saber o que fazer e com projeto pronto para reforma estamos fazendo alguns orçamentos e pesquisando alguns pisos com já disse anteriormente serão muitos.
Estava pensando em colocar na cozinha, area de serviço, lavabo e varanda o famoso cimento queimado. Mas assistindo o programa Viver Com Estilo da arquiteta Ana Lúcia Cabral ela comentou sobre o cimenticio que também é da mesma família parece que foi a grande sensação da feira Revestir desse ano.
Então comecei as pesquisas e achei muito sobre os dois pisos mostra para vocês algumas coisas que achei. Achei essa receita do cimento queimado no blog decoeuração que ajuda você entender para contratar alguém que saiba fazer o serviço.




CIMENTO QUEIMADO PASSO-A-PASSO


A execução de revestimentos de piso em cimento queimado é uma técnica bastante antiga, além de uma alternativa econômica e prática e bonita. Antes da aplicação, é necessário verificar se o substrato (contrapiso) está perfeitamente sadio, não apresentando afundamentos, buracos, etc. É importante que o contrapiso esteja o mais nivelado possível e com a superfície áspera, de modo ter-se boa aderência do revestimento. O ideal é que contrapiso seja em concreto armado ou, no mínimo, em argamassa armada com tela. Contrapisos em caliça, brita, saibro, argila ou areia compactados, não são indicados para este tipo de revestimento, devido à grande possibilidade de rachaduras. Após a verificação do contrapiso, com eventual correção dos problemas, deve-se seguir o roteiro abaixo:

1) Limpeza do substrato, varrendo e aspirando o pó;
2) Divisão da área do piso em quadros, formados por guias de madeira de lei, mármore, granito ou material plástico, com espessura de 10mm e altura de 30mm. As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto deverão ser perfeitamente niveladas. Os quadros deverão ter dimensões máximas de 3,00 x 3,00m, podendo formar desenhos variados, de acordo com a paginação de piso projetada, não precisando ser necessariamente quadrados;
3) Caso a superfície não tenha a necessária aspereza, aplicação de uma camada de chapisco de aderência, em argamassa de cimento e areia grossa lavada, traço 1:3 em volume, aditivada de resina adesiva vinílica, como o “Sikafix Super” da Sika, por exemplo, na proporção indicada pelo fabricante. A espessura média deste chapisco deverá ser de 5mm;
4) Aplicação da argamassa base, em cimento e areia fina lavada, 1:3 em volume, em quadros alternados, como num tabuleiro de xadrez. A espessura média da argamassa base deverá ser de 30mm, ou 25mm quando for utilizado chapisco de aderência, podendo variar de acordo com a regularidade da superfície do contrapiso. Recomenda-se o uso de um aditivo plastificante como o "Sikanol S" da Sika, por exemplo, ou o Bianco, na proporção indicada pelo fabricante, para evitar-se as fissuras por retração e facilitar o trabalho com a argamassa. Para melhorar a impermeabilidade, em ambientes úmidos, pode-se utilizar um aditivo impermeabilizante, como o "Sika 1" da Sika, por exemplo, na proporção indicada pelo fabricante;
5) Alisamento da argamassa, de preferência com régua metálica, utilizando-se das guias divisórias dos quadros para nivelamento, como na foto;
6) Polvilhamento de cimento seco sobre a superfície ainda fresca, na razão de 0,5 kg/m2;
7) Alisamento suave do cimento polvilhado com desempenadeira de aço, sem pressionar a argamassa base. Observações: O cimento queimado colorido é feito com a pigmentação do pó de cimento na cor desejada. Para uma cor mais clara, use cimento branco estrutural na argamassa base. Para um tom mais escuro, use cimento normal. Para obter-se colorações diferenciadas, pode-se aditivar a argamassa base com corantes como o pó "Xadrez" ou o "Bayferrox" da Bayer, por exemplo, na proporção indicada pelo fabricante. Neste caso, recomenda-se que se utilize cimento branco na argamassa base, de modo a alterar-se o mínimo possível a coloração desejada. No lugar das guias indicadas, pode-se utilizar faixas de placas cerâmicas, de mármore, granito, madeira ou tijolos maciços, compondo desenhos diferenciados, de acordo com a paginação projetada.

Importante: Caso existam juntas de dilatação no contrapiso existente, elas deverão ser respeitadas e reproduzidas no novo revestimento.


Para falar do cimenticio pesquisei muito e o que mais achei foi falando do sucesso que ele fez na feira revestir mais não achei nada falando sobre o seu custo benefecio por seguem as pesquisas.
mais a fiz uma preve resumo do que se trata o piso e coloque algumas fotinhas.
O cimenticio são pisos feitos a base de concreto que imitam madeira, granito e outros materiais famosos. A vantagem dele que é um piso que não precisa se destruir florestas ou rochas para que ele seja fabricado, por que sua fabricação dispensa queima e faz aproveitamento de materiais. Vou deixar algumas fotos para vocês desse piso.
Se alguém souber mais sobre esses pisos pode dar pitaco quero mesmo que me ajudem.


3 comentários:

  1. Que coisa chata esta história da inquilina, mas torço para que se resolva logo! Nunca havia escutado falar sobre estes pisos, adorei conhecer esta novidade! Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Oiê!
    Vc poderia ingressar com uma ação de despejo! Talvez resolva mais rápido seu problema!
    Tb estou no "dilema" dos pisos! Estamos começando mais uma etapa da reforma aqui de casa!
    Bom, tô passando pra avisar que tem novidade lá no “Coisas”: você envia a foto do seu cantinho preferido e concorre a um presente surpresa!
    A idéia é estimular a troca de experiências de decoração e paisagismo!
    Passa lá, confere as regrinhas, e participe dessa brincadeira:
    http://coisasdamaura.blogspot.com/2009/07/novidade-mostre-seu-cantinho-e-concorra.html
    Tenha um belo dia!!!!
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sabrina, tudo bem?

    Vim retribuir a visita. Seu blog é uma delicia de ler. Adorei! Vou seguir!
    Sabe que a gente tb está de mudança e sou louca pra usar cimento queimado em casa. Pensei: agora vai... mas na pressa, acabei comprando pisos. Nào sei qto custa pra fazer, mas outro dia li uma matéria que falava sobre placas de cimento, ou algo assim, e que era mais barato que o cimento queimado, mas com o mesmo efeito...

    Bom, boa sorte na sua busca!
    Bjs

    ResponderExcluir